Casa do Castelo

O mentor da ideia é Joaquim Pacheco, natural de Paços de Ferreira.

Desde a juventude que o Sr. Joaquim , gosta de cultura, história e de arte. Mal concluiu o ensino básico, preferiu ir trabalhar para a fábrica de móveis onde o pai era encarregado, ao invés de continuar a estudar. Por aí se manteve durante sete anos, até ir para a vida militar. Foi sapador de minas e armadilhas, em Angola, onde concluiu o 2º ano do liceu.

Depois de regressar ao país, e já casado, mudou-se para Vilela em 1975. Tinha o sonho: fazer uma construção entre o românico e o medieval. Fez essa concretização inspirando-se no Paço dos Duques de Bragança e começou a construção da “Casa do Castelo” em 1977. “Aquando da construção e mesmo depois, muitos eram os que paravam na rua para fotografar”, recorda.
O castelo é moradia da família desde 1980. O casal tem três filhos.

Joaquim Pacheco – Fonte: Verdadeiro Olhar

Dono de uma pequena oficina de móveis, sobretudo artesanal, construiu, em 2009, um coche que é uma réplica do de D. Maria Francisca de Saboia, datado de 1664 que demorou 18 meses a ser construído. Sendo que foi Sr. Joaquim Pacheco quem fez todo o desenho e a construção em madeira. Foi todo pintado à mão por uma lousadense (Paula Brandão).

Fonte: Verdadeiro Olhar

Rua Junta de Freguesia, N.º 24
4580 - 646 Vilela PRD
Email: secretaria@vilela.pt

Contacte-nos

Vilela © 2021.