Rancho Folclórico de Vilela

Situado no concelho de Paredes, a Freguesia de Vilela tem como principais atividades económicas: a indústria têxtil, a agricultura e a pecuária.

Nesta Terra de gente pacata e acolhedora nasceu a 29 de Julho de 1986, o Rancho Folclórico de Vilela. O desejo de fazer ressaltar alguns elementos característicos da sua Terra, há muito esquecidos, foi o mote que moveu os diversos elementos para se unirem e fundarem este Rancho.

Tendo em conta a sua originalidade bem histórica, este grupo folclórico pretende desenvolver todos os costumes tradicionais da sua própria região, o Douro Litoral, onde está inserido. É com base nesses costumes tradicionais que o Rancho Folclórico de Vilela apresenta as duas danças e os seus cantares.

Obedecendo ao detalhe, os trajes são cópias de vestir dos seus antepassados e caracterizam-se pela proximidade ao modelo original.

Assim sendo, o Rancho de Vilela é constituído pelos trajes de: Lavradeira Rica, Lavradeira Pobre, de ir á missa, de Domingar, de campo e traje de Noivos.

Todo este compromisso de genuinidade e seriedade nas atuações públicas fazem deste Rancho, uma corporatividade em ascensão e de interesse para a Freguesia, já que pretende estabelecer uma ponte entre os seus antepassados e gerações futuras.

Rua Junta de Freguesia, N.º 24
4580 - 646 Vilela PRD
Email: secretaria@vilela.pt

Contacte-nos

Vilela © 2022.